História



José Siqueira era Proprietário de uma das fazendas localizadas na região do atual bairro Ataíde, após sua morte, seus filhos doaram uma parte de sua propriedade para a construção da escola.

José Siqueira

A escola foi fundada em 1970 sob o nome "Grupo Escolar Santa Clara", mais tarde recebeu o nome de "Escola de Primeiro Grau José Siqueira Santa Clara", que era mantida  pelo Governo do Estado do Espírito Santo até ser municipalizada. 

Em 13 de fevereiro de 2006 a escola passou pelo processo de municipalização e recebeu o nome de U.M.E.F. (Unidade Municipal de Ensino Fundamental) José Siqueira Santa Clara" passando a ser mantida pela Prefeitura Municipal de Vila Velha , na administração do Sr. Prefeito Max Freitas Mauro Filho. Assume a direção da escola em 20/02/2006 a professora efetiva do município de Vila Velha, a Srª Letícia Maria Aparecida Araujo Schmid.  

Após a municipalização, a escola passa então a trabalhar com professores da rede municipal e estadual de ensino. Os funcionários da secretaria são contratados / efetivos da P.M.V.V.  Os funcionários da cozinha, da limpeza e da segurança patrimonial da escola são de firmas terceirizadas. 

Desde a municipalização, a escola vem passando por grandes reformas para a melhoria da qualidade de ensino.

Essas informações foram retiradas de um projeto feito por alunos e professores no ano de 2008, durante a criação do mesmo foi constatado que não havia registro oficial sobre a Escola, passamos então a pesquisar com moradores da região e antigos funcionários.
Anos 80
2008
2012

ATUALMENTE



UMEF Santa Clara

UMEF Santa Clara
"O maior patrimônio que um pai pode deixar para um filho é a Educação."